“Como a roupa, acredito que a casa deve refletir de maneira singular a personalidade do dono.
Para nos abrigar plenamente, o lugar onde vivemos deve ser uma extensão, uma representação de nova personalidade. Casa é vivência pura.”

Constanza Pascolato


sábado, 12 de setembro de 2015

Guia do Dormitório

Quando chegamos em casa pensamos logo em repousar um pouco em nosso refúgio privado: o dormitório. Projetar o dormitório ideal é desafiador e, por isso, a Arquiteta Paula Trefiglio preparou dicas especiais para você.


Iluminação 
Partindo do princípio de que luz é sentida e não vista, o projeto luminotécnico de um ambiente deve ser personalizado, de acordo com o gosto dos moradores. No dormitório do casal, por exemplo, é possível que um goste de ler e o outro não e, neste caso, a iluminação correta proporcionará conforto à visão de ambos. A utilização de luz difusa em alguns pontos também é válida por não ser ofuscante e não criar sombras, além de tornar o cômodo acolhedor. Para roupeiros e closets, o ideal é utilizar iluminação com lâmpadas de LED com sensores de presença, que são acionadas pela detecção de movimento e se apagam quando o movimento cessa. São econômicas e de fácil instalação.




Tapetes 
A principal razão para utilizar-se tapete no dormitório é proporcionar conforto e comodidade à pessoa que, ao levantar-se, evitará pousar os pés sobre o piso frio. A tendência é a utilização de tapetes maiores, colocados por baixo da cama, em toda sua extensão ou apenas sob os pés. Tapetes com medidas de 2,60 x 1,80 são suficientes para dormitórios de casal. 




Dormitórios Pequenos 
A utilização de móveis sob medida em ambientes pequenos é fundamental para aproveitar cada milímetro do dormitório. Algumas soluções inteligentes aumentam a sensação de amplitude, tais como: utilização de mini closets com portas de correr e espelhos; cama box com baú, cores claras no piso, móveis e paredes, deixando o colorido para objetos decorativos. 




Roupeiros e Closets 
Após definir qual das duas opções é mais adequada ao espaço disponível, deve-se considerar a relação entre portas de abrir e de correr. Portas de correr deixam o ambiente mais clean e facilitam o acesso aos objetos, enquanto que, portas de abrir, demandam espaço maior para abertura, podendo comprometer a circulação em ambientes pequenos. Se o móvel será dividido com outra pessoa, é importante separar a parte masculina da feminina. Vale lembrar que roupas masculinas são maiores, principalmente as que demandam cabides, sendo necessária profundidade razoável para que as roupas não fiquem amassadas. Um armário sob medida bem projetado é fundamental para deixar suas roupas, sapatos e acessórios em ordem




Televisão no Dormitório 
A colocação de TV no dormitório leva em conta condições diferentes de um Home Theater, pois a pessoa assistirá TV deitada. Por este motivo, esta inclinação será considerada ao calcular-se a altura na qual o aparelho será fixado. Boa solução para espaços pequenos é fixar a TV dentro do roupeiro, quando o mesmo é fabricado sob medida. 





Criado-mudo 
Pode ser suspenso, com rodízios ou no chão, como os mais tradicionais. Normalmente, alinha-se a altura dos criados com a cama para maior comodidade e, também, para evitar acidentes.




Antes de realizar a compra de seus móveis sob medida, considere alguns diferenciais Rudnick Morumbi que fazem toda diferença: 

Converse com quem já comprou! 80% de nossas vendas são feitas através de indicação de clientes satisfeitos, comprovado pelo prêmio “Excelência em Móveis Planejados”. 
Nossos projetistas são treinados e capacitados, com formação em arquitetura ou designer de interiores. 

Oferecemos garantia de 5 anos e assistência técnica permanente, com certificação de qualidade de uma fábrica há mais de 78 anos no mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário