“Como a roupa, acredito que a casa deve refletir de maneira singular a personalidade do dono.
Para nos abrigar plenamente, o lugar onde vivemos deve ser uma extensão, uma representação de nova personalidade. Casa é vivência pura.”

Constanza Pascolato


terça-feira, 6 de outubro de 2015

ENSAIO DE CORES

Sabe-se do charme particular que possuem os ambientes que escolhem uma gama de tonalidades sóbria e minimalista, mas é preciso admitir que decorações que se aventuram na paleta de cores têm a sua magia própria. Claro que o clássico preto e branco, tons terrosos e neutros em geral são as estratégias certeiras para manter a elegância, mas quando a vontade não for seguir o caminho mais seguro? Quando o desejo for de criar um ambiente que seja além do comum, fazendo o uso de combinações mais ousadas?

Drops de cor
Foto Reprodução Internet
Partindo de um ambiente já decorado, de tonalidades predominantemente neutras, não é preciso reformular todo o conceito para trazer cores ao conjunto. Apenas pontos já alegram o cômodo e o tiram do lugar-comum, como pintar um móvel com uma laca vibrante, trocar as cadeiras de madeira por outras de acrílico colorido ou então até trocar a coloração de uma das paredes por uma mais chamativa. 

Tons pastel
Fotos Reprodução
Uma abordagem mais suave dos coloridos. Os tons pastel são doces e delicados, perfeitos para ambientes de toque feminino, vintage ou espaços para os pequenos da casa. Sem deixar de ousar do ponto de vista estético, as cores do tipo pastel são versões “diluídas” das tonalidades mais ricas em pigmentação, fazendo lindos pares com brancos e neutros clarinhos. 

Duos de cores
Fotos Reprodução
Ao invés de percorrer toda a paleta de cores para buscar as inspirações para a decoração, uma alternativa mais segura é optar por dois tons distintos, que serão acrescentados ao ambiente em diversos pontos. Essas duas cores servem como uma temática, intercalando-se em móveis e objetos. Para facilitar a escolha dos dois tons existem algumas regras que podem ser seguidas como fazer uso de apenas tons quentes (ex: vermelho + laranja), tons frios (ex: azul + verde) ou pegar as colorações complementares (ex: roxo + amarelo). 

Rainbow
Fotos Reprodução
Apenas para os destemidos do design de interiores. Para os que não têm medo de brincar com a decoração, acrescentando quantas cores achar necessário, rompendo algumas regras no caminho – e obtendo resultados incríveis com o não-convencional. O arco-íris em todo seu potencial pode estar presente em alguma peça-conceito que abriga todas as tonalidades do espectro; ou então salpicado pela decoração, na forma de diversos objetos de tonalidades sólidas, vibrantes e distintas entre si.

Dicas por Arquiteta Paula Trefiglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário